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sábado, 3 de fevereiro de 2018

Administração por Objetivos – APO

 
Administração por objetivos APO é um método de estabelecimento e organização de objetivos departamentais que obriga todas as áreas a agirem conjuntamente para a execução de metas específicas. Surgiu na década de 50 através dos estudos de Peter F. Druker, consultor e professor de origem austríaca, mais especificamente em seu livro The Practice of Management publicado em 1954. Caracteriza-se por ser um sistema dinâmico e integra a necessidade de alcançar crescimento e lucro dentro de toda empresa.
Pode ser entendida como um processo participativo de planejamento e participação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
 
A APO implica uma técnica sistemática de gerência. Forte ênfase é colocada no planejamento e no controle
 
O APO requer a identificação precisa de todos os objetivos juntamente com os prazos para conclusão e o subsequente monitoramento das atividades. Esse processo só pode ser alcançado através da colaboração entre gestores e funcionários, que em tese, devem executar as suas funções tendo esses objetivos em comum.

Características da Administração por Objetivos

1 – Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior: A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.
 
2 – Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.
 
3 – Interligação dos objetivos departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
 
4 – Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elabora-se os planos táticos e os planos operacionais para alcançá-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.
 
5 – Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos: É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:
 
• Fixação dos objetivos globais da empresa
• Elaboração do Planejamento Estratégico
• Fixação dos objetivos departamentais para o ano
• Elaboração do plano tático do departamento
• Desdobramento do plano tático em planos Operacionais
• Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais
• Revisão nos planos ou nos objetivos departamentais
• Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais
6 – Participação atuante de chefia: Na administração por objetivos há uma participação intensa do superior de determinado departamento, obtida a partir de uma espécie de monitoramento das fases de execução.
 
7 – Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos: A implantação da administração por objetivos requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faço-o você mesmo” não é aconselhável em APO pois exige integração e coordenação de esforços.
 
8 – Motivação dos trabalhadores de sua empresa: A motivação tem um papel importantíssimo na execução eficiente de alguma tarefa. Sem a motivação dos funcionários corre-se o risco de se perder o tônus da integração entre todas as partes e aumenta-se a probabilidade de ocorrência de erros, o que por si só já prejudica o alcance da qualidade total.
A APO tradicional é aquela que é iniciada através do planejamento estratégico, que por sua vez estabelece metas, prioridades e medidas de desempenho. Através dela podemos avaliar o desempenho da organização usando de comparações entre diferentes estados previamente estipulados.

Quais são os objetivos da Administração por Objetivos?

Podemos dividí-los em três classes distintas:
 
Estratégicos: Englobam a organização como um todo e são planejados em longo prazo. Ultimamente é muito raro devido as constantes mudanças no plano socioeconômico mundial e podem ser substituídos por objetivos de resposta rápida à mudanças ou pela construção de cenários.
 
Táticos: São distribuídos para cada departamento e podem ser realizados através da liderança de gerentes e da subsequente integração entre eles. A sua execução ocorre em médio prazo e apresenta um tempo de resposta razoável.
 
Operacionais: São focados em cada atividade exercida diretamente pelos funcionários e são realizados tendo em vista a execução em curto prazo e um tempo de resposta rápido.
 

As 4 processos da Administração por Objetivos

 
 
1 – Definição de metas: É considerado o passo mais difícil e exige um estudo detalhado de mercado, de concorrência e de público-alvo. Abrange empregados de todos os níveis e vai além das operações diárias. Deve ser concreta e realista, além de fornecer um prazo médio de execução e delegação de responsabilidades. No caso de equipes, deve envolver todos os membros ainda nessa fase a fim de proporcionar uma abrangência maior de definição e menos desperdício de tempo.
 
2 – Plano de ação: Define o uso de ação necessária para atingir as metas determinadas através da execução direta. O plano de ação deve ser feito tanto para indivíduos quanto para departamentos.
 
3 – Revisão periódica: A revisão periódica assegura a implantação dos planos de ação. Pode ocorrer informalmente entre gerentes e subordinados em períodos curtos durante o ano. Os gerentes e empregados não devem fixar-se em comportamentos predefinidos e devem estar dispostos a qualquer ação que seja necessária para a produção de resultados.
 
4 – Avaliação do desempenho: Embora pareça ser um passo final da APO e se dá através da avaliação das metas definidas anteriormente e pode inclusive ocorrer junto à uma revisão periódica ou antes de um outro plano de ação. Temos que descrever aqui o que foi obtido e o porquê daquilo que não foi, de forma clara e objetiva para que todos aqueles envolvidos no processo possam melhorar o que foi realizado em determinado período.
 

Administração por Objetivos nos dias atuais

 
Embora seja um método de administração consolidado não podemos esquecer que não vivemos mais na década de 50, vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e temos que ter cuidado na definição de metas. Hoje em dia o foco não é mais em processos e sim em pessoas; hoje em dia o que importa é adaptação frente às mudanças e não uma utópica estabilidade; hoje em dia as metas de curto prazo são extremamente mais eficazes que as de longo prazo. Tendo tudo isso em mente poderemos aproveitar o método de APO da melhor forma possível, sabendo que assim como o mercado muda, nossos objetivos tendem a mudar também.
 
 
Fontes:
*Oportunidades Digitais
* DAFT, Richard. Management, 5.ed
* http://www.professorcezar.adm.br
* http://wikipedia.com
* http://brasilescola.com/administracao


Vídeo criado por Emerson Goncalves

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