"" Democration Style: Antônio Ermírio de Moraes

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Antônio Ermírio de Moraes

 

antonio-ermirio-de-moraesAntônio Ermírio de Moraes foi um dos maiores empresários da história do Brasil. Por várias vezes foi citado na revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo, e, mesmo com todos esses grandes títulos nunca deixou de enfatizar o foco no trabalho para a construção de um país mais rico e mais justo para todos.
Através de sua humildade característica nunca parou de trabalhar e ignorava todo tipo de ostentação de riqueza material. Uma de suas grandes frases era:
“Meu trabalho é minha vida e eu quero continuar sendo útil até o último dos meus dias”
Nascido em 1928 (às vesperas da grande Crise de 1929) na cidade de São Paulo, quarto filho de José Ermírio de Moraes, engenheiro fundador do Grupo Votorantim e descendente dos grandes fazendeiros de Pernambuco do século XIX. Herdou do pai a paixão pelo trabalho, a sobriedade e a dedicação às obras beneficentes. Sempre foi um leitor voraz, em grande parte devido à influência da mãe, que ainda na infância o ajudava a ler as obras de Voltaire no francês original.
Aos 16 viaja para os Estados Unidos a fim de estudar Engenharia de Minas na Colorado School of Mines. Foi para especializar-se na área petrolífera, um setor que prometia grandes lucros na época, sem falar que aqui no Brasil já iniciavam-se os estudos para a criação da Petrobrás. Na universidade estadunidense mergulhou em uma maratona de provas e trabalhos, e, certo dia quando estava saindo de um restaurante, um colega de origem turca fez-lhe a seguinte pergunta:
– Tony ! – como era chamado – já viu a sua nota?
Correu para vê-la e quase chorou de alegria: tinha tirado 97, a maior nota da classe. Quando eu falo aqui no blog que o conhecimento é a maior fonte da riqueza humana, ainda tem gente que não acredita ….
Antônio Ermírio de Moraes sentia satisfação por ter aprendido a falar inglês sozinho e não ser “filhinho de papai”, lutando para alcançar seus objetivos a partir de seu próprio esforço. Seus colegas tinham combatido na Segunda Guerra Mundial e esse convívio o amadureceu bastante, embora tenha lamentado ter crescido cercado de adultos, isso foi um fator chave para o sucesso profissional.
De volta ao Brasil ele vai trabalhar na Votorantim, que formulava sua expansão no mercado limitado do início dos anos 50. Foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar a diversificação como estratégia competitiva, além de cimento produzia aço, fósforos e rayon, uma fibra sintética usada em fitros pneumáticos.
 
Desde o seu primeiro dia de trabalho na Votorantim sempre foi um trabalhador incansável. Há estórias de que ele trabalhava aos sábados, domingos e feriados. Alguns contam que demorou mais de 30 anos para tirar férias. Muitas pessoas reclamam do cansaço de um emprego que às vezes nem é tão cansativo assim e se esquecem de um cara que mesmo sendo bilionário nunca parou de trabalhar. É com uma outra grande frase dele que termino esse artigo e esperou que possamos refletir muito antes de abrirmos o bico para lamentarmos a nossa situação tão difícil:
“Se Deus quiser, vou morrer trabalhando”
Antônio Ermírio de Moraes
 Quer abrir seu próprio negócio após ver essas história motivadora ?? clique aqui e saiba mais!

 
Vídeo criado por Vinicius Carrion F. Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário