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sábado, 3 de fevereiro de 2018

O que é Análise SWOT ?

 

O que é Análise SWOT ? A Análise SWOT é um método de planejamento estratégico que nos possibilita a análise de cenário através do monitoramento de 4 fatores relacionados à um determinado tipo de negócio: forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities), ameaças (Threats). A sua criação é creditada à Albert Humphrey, um consultor estadunidense que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 60 e 70 à respeito das 500 maiores empresas dos Estados Unidos (de acordo com a revista Forbes da época).
Podemos dividir a análise SWOT em duas partes: a primeira relacionada à área interna (organização) e a segunda relacionada à área externa (ambiente)

Área interna (organização)

A área interna abrange os fatores de forças e fraquezas de um negócio. Esses fatores internos são os mais fáceis de serem melhorados, uma vez que a área de domínio do mesmo está dentro da própria empresa.
Forças (Strengths) – As forças estão relacionadas aos aspectos positivos, ou seja, às vantagens internas que uma empresa tem em relação às suas concorrentes. É um conjunto de pontos fortes (tangíveis ou intangíveis) que seu negócio apresenta e que o torna melhor que as outras empresas.
Ex: qualidade superior de produto, marca forte, excelência em suporte ao cliente.
Fraquezas (Weaknesses) – As fraquezas estão relacionadas aos aspectos negativos, ou seja, às desvantagens internas que um negócio tem em relação aos seus concorrentes. É um conjunto de ponto fracos (também tangíveis ou intangíveis) que podem fazer com que você perca participação de mercado.
Ex: alto custo de produção, marca fraca, design de produto ruim.
É de responsabilidade do nível estratégico a identificação dos pontos fortes e fracos, a fim de que se possam estabelecer metas para o destacamento positivo e subsequente diferenciação no mercado, o qual se encontra cada vez mais competitivo.

Área externa (ambiente)

A área externa diz respeito aos fatores de oportunidades e ameaças, os quais são quase sempre impossíveis de se prever e necessitam de todo cuidado. Aqui o que importa é estar mais bem informado que os concorrentes e saber como aproveitar uma surpresa boa ou como evitar uma surpresa desagradável.
Oportunidades (Opportunities) – As oportunidades são as características externas que em determinado espaço de tempo podem ajudar a empresa à atingir ou até superar determinados objetivos. São mudanças muitas vezes relacionadas ao surgimento de novas demandas por parte dos consumidores e à novas aplicações de um determinado produto ou serviço. Ocorre também em alguns casos devido à algum erro por parte de um concorrente, o que pode ser aproveitado a fim de gerar uma vantagem competitiva.
Ex: adaptação de funcionalidades para satisfazer demanda, falha estratégica (ou falência) de um grande concorrente.
Ameaças (Threats) – As ameaças são as características externas que podem impedir a empresa de alcançar suas metas estratégicas. Ocorrem geralmente de forma abrupta e dependendo da gravidade, podem não só por em risco a vantagem competitiva da organização como também arruinar todo o negócio.
Ex: crise de mercado, novos concorrentes, alteração de demanda.
Os fatores externos são mais difíceis de serem controlados e podem gerar uma mudança drástica, tanto positivamente quanto negativamente. Nesse caso se torna necessária uma visão de mercado maior a fim de identificar e aproveitar as oportunidades enquanto se procuram soluções para mitigar ou anular qualquer tipo de ameaça.

Análise SWOT Cruzada

A análise SWOT cruzada se baseia (como o próprio nome diz) no cruzamento dos quadrantes SWOT, independentemente se a área é externa ou interna. Isso facilita o desenvolvimento de estratégias importantes com relação às metas e objetivos de uma empresa

* Pontos Fortes & Oportunidades (Desenvolvimento) – Deve-se focar nas vantagens competitivas e na criação de uma estratégia rápida que aproveite ao máximo o momento positivo para se alcançar um melhor posicionamento de mercado.
* Pontos Fortes & Ameaças (Manutenção) – Nesse caso deve-se adotar uma estratégia agressiva para se manter no jogo e reforçar as qualidades da empresa a fim de reduzir os danos causados pelas ameaças externas.
* Pontos Fracos & Oportunidades (Crescimento) – Ainda que o mercado apresente chances de crescimento é necessário investir na eliminação das fraquezas a fim de que todas essas oportunidades não sejam apenas aproveitadas pelos concorrentes.
* Pontos Fracos & Ameaças (Sobrevivência) – Quando atinge-se esse nível não há mais tempo a perder. Como o próprio nome diz aqui é questão de vida ou morte. É preciso a adoção de uma estratégia defensiva e com profundas modificações estruturais na empresa para protegê-la de suas próprias fraquezas e das ameaças externas.
Para cada cruzamento é indispensável a criação de soluções ou respostas organizacionais que possam tirar o máximo proveito do que for favorável e evitar aquilo que for desfavorável ao estabelecimento da empresa no mercado.

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